A diretora Denise Correa apresentou na
reunião de professores um trabalho em que foi tutora das cursistas: Adriana da
Silva Monteiro Oliveira e Bruna Nunes de Carvalho, realizado a partir da
leitura do livro “Só um minutinho” Ana Maria Machado.
Link com o livro:
Titulo
da atividade: Grandezas e medidas
Tempo
– A importância dos minutos, segundos e milésimos.
Objetivos:
§
Ampliar as competências relativas à noção do tempo, tendo por meta, mensurar e
comparar as medidas de segundos e minutos em situações cotidianas.
§
Identificar a importância do milésimo de segundo para um atleta numa competição
de corrida.
§
Perceber que a redução dos minutos na utilização da água das torneiras e
chuveiros nas residências, faz uma enorme diferença no consumo. E estaremos
contribuindo para que esse bem natural não falte no futuro.
Atividade
disparadora:
§ Leitura do livro Só
um minutinho de Ana Maria Machado.
Etapas:
§ Campeonato de
corrida cronometrada;
§ Construção de tabela
e gráfico com legenda para demonstrar os resultados obtidos;
§ Discussão sobre
menor tempo percorrido e a diferença entre os melhores classificados;
§ Atividades sistematizadas
com dados sobre consumo consciente de água fazendo a comparação entre minutos e
quantidade utilizada em litros;
Avaliação:
Confecção de cartazes sobre a economia de
água a partir da redução de tempo no consumo.
Descrição
das etapas:
A leitura do livro proporcionou que
discutíssemos o valor do minuto. Muitas vezes no dia a dia utilizamos a
expressão “Só um minutinho” para dizer que não vamos demorar, porém na maioria
das vezes o tempo de espera é muito maior que um minuto. Os afazeres da vovó
nos remetem diretamente a está situação e questionamos as crianças se de fato
em um minuto é possível varrer uma casa inteira, ou preparar seis jantares,
etc. Perceberam o objetivo da vovó em distrair a morte e concordaram ser
impossível realizar tais tarefas em apenas um minutinho.
Num segundo momento levamos as crianças das
duas turmas ao pátio da escola para disputarem uma corrida, cujo tempo seria
cronometrado e anotado. Dividimos os alunos em grupos e explicamos que venceria
quem chegasse primeiro do percurso de ida e volta em linha reta no pátio todo.
E que seria anotado o tempo gasto pelo primeiro colocado de cada grupo. Todos
participaram com muito entusiasmo. Ao retornar a sala de aula, com os dados
coletados na corrida, propomos fazer coletivamente uma tabela dos resultados e
um gráfico com legenda para entendermos melhor a classificação.
Posteriormente, com o
objetivo de realizar uma atividade interdisciplinar, utilizamos dados coletados
para a disciplina de geografia, sobre consumo consciente de água e fizemos
discussões sobre o consumo de litros de água por minuto no cotidiano, e
atitudes que podemos adotar no dia a dia para economizarmos água.
Com esses dados às crianças
confeccionaram cartazes com os desperdícios e dicas para evitá-los.
Em seguida problematizamos situações de economia de água
reduzindo o tempo de consumo.
Segue situações problemas.
Seguindo o mesmo tema, a diretora apresentou o trabalho realizado pela cursista
Viviani Bernardes da Silva a partir da leitura do livro “Quem vai ficar com o pêssego”(Yang
Hye-Won).
Grandezas e medidas
A sequência didática elaborada pelo
grupo em que participei da atividade realizou uma atividade sobre como medir o
tempo. Conforme o planejado, iniciamos a atividade com a leitura do livro Quem vai ficar com o pêssego (Yang
Hye-Won).
Link com o livro:
Livro: Quem vai ficar com o pêssego
Link com o livro:
Livro: Quem vai ficar com o pêssego
A
partir da leitura as crianças aguçaram a sua curiosidade para fazer comparações
de tamanho, peso e outras medidas.
Após a leitura, realizei com as crianças
uma roda de conversa questionando as crianças sobre o que podemos medir, quais
são os instrumentos que utilizamos para medir e sobre o que eles medem ou a
família mede no dia a dia. As crianças perceberam que medimos cm com a régua,
que medimos distância em km, que medimos açúcar com kg... questionei se
podíamos medir a água e algumas crianças sabiam que a água era medida em
litros, igual ao refrigerante de 2 litros, observaram. Questionei também sobre
o tempo, como é medido o tempo “eles disseram em horas e minutos”.
Então realizamos uma atividade para medir
o tempo, para isso realizamos uma corrida cronometrada. Expliquei as crianças
que o cronômetro era um instrumento para medir o tempo, um relógio para medir
pequenas medidas. E as crianças se revezaram na tarefa de registrar a corrida
utilizando as medidas que conheciam (minutos e segundos na sua interpretação).
Em
sala de aula construímos coletivamente uma tabela com o tempo dos alunos de
acordo com o registro realizado pelos alunos para ordenarmos os tempos,
utilizando a classificação ordinal. As crianças participaram muito abstraindo e
comparando informações referentes aos tempos posições e cálculos mentais que
não fariam em outras atividades. Tudo para saber quem ganhou, quem foi mais
rápido foi legal.
Com
a tabela pronta questionei os alunos sobre a quantidade a quantidade de
segundos que tem 1 minuto. Um aluno respondeu 60 minutos, então eu apresentei
aos alunos as unidades para medidas menores de tempo que 1 segundo: décimos
centésimos e milésimos de segundo. Disse que na atividade o segundo estava
dividido por 100 e se tratava, portanto de centésimo de segundo.
Como os alunos haviam citado a garrafa de
refrigerante na roda de conversa, eu trouxe uma garrafa de 2 litros de
refrigerante e marquei com eles a metade de 2 litros (medida aproximada).
Enchemos com água e cronometramos o tempo que a torneira levou para encher 1
litro de água.
A
partir elaboramos gráficos de diferentes maneiras, refletindo sobre o consumo
de água. Gráficos de pizza sobre as famílias que economizam água, de barras
sobre o consumo de água da torneira em segundos e de linhas sobre a
classificação da corrida.
PARABÉNS
PELO TRABALHO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário