terça-feira, 7 de abril de 2015

A importância dos minutos, segundos e milésimos

   A diretora Denise Correa apresentou na reunião de professores um trabalho em que foi tutora das cursistas: Adriana da Silva Monteiro Oliveira e Bruna Nunes de Carvalho, realizado a partir da leitura do livro “Só um minutinho” Ana Maria Machado. 

Link com o livro:
 


Titulo da atividade: Grandezas e medidas


Tempo – A importância dos minutos, segundos e milésimos.

Objetivos:
§     Ampliar as competências relativas à noção do tempo, tendo por meta, mensurar e comparar as medidas de segundos e minutos em situações cotidianas.
§     Identificar a importância do milésimo de segundo para um atleta numa competição de corrida.
§     Perceber que a redução dos minutos na utilização da água das torneiras e chuveiros nas residências, faz uma enorme diferença no consumo. E estaremos contribuindo para que esse bem natural não falte no futuro.

Atividade disparadora:
§  Leitura do livro Só um minutinho de Ana Maria Machado.

Etapas:
§  Campeonato de corrida cronometrada;
§  Construção de tabela e gráfico com legenda para demonstrar os resultados obtidos;
§  Discussão sobre menor tempo percorrido e a diferença entre os melhores classificados;
§  Atividades sistematizadas com dados sobre consumo consciente de água fazendo a comparação entre minutos e quantidade  utilizada em litros;

Avaliação: 
   Confecção de cartazes sobre a economia de água a partir da redução de tempo no consumo.

Descrição das etapas:
   A leitura do livro proporcionou que discutíssemos o valor do minuto. Muitas vezes no dia a dia utilizamos a expressão “Só um minutinho” para dizer que não vamos demorar, porém na maioria das vezes o tempo de espera é muito maior que um minuto. Os afazeres da vovó nos remetem diretamente a está situação e questionamos as crianças se de fato em um minuto é possível varrer uma casa inteira, ou preparar seis jantares, etc. Perceberam o objetivo da vovó em distrair a morte e concordaram ser impossível realizar tais tarefas em apenas um minutinho.
   Num segundo momento levamos as crianças das duas turmas ao pátio da escola para disputarem uma corrida, cujo tempo seria cronometrado e anotado. Dividimos os alunos em grupos e explicamos que venceria quem chegasse primeiro do percurso de ida e volta em linha reta no pátio todo. E que seria anotado o tempo gasto pelo primeiro colocado de cada grupo. Todos participaram com muito entusiasmo. Ao retornar a sala de aula, com os dados coletados na corrida, propomos fazer coletivamente uma tabela dos resultados e um gráfico com legenda para entendermos melhor a classificação.
Posteriormente, com o objetivo de realizar uma atividade interdisciplinar, utilizamos dados coletados para a disciplina de geografia, sobre consumo consciente de água e fizemos discussões sobre o consumo de litros de água por minuto no cotidiano, e atitudes que podemos adotar no dia a dia para economizarmos água.




Com esses dados às crianças confeccionaram cartazes com os desperdícios e dicas para evitá-los.
Em seguida problematizamos situações de economia de água reduzindo o tempo de consumo.
Segue situações problemas.






Seguindo o mesmo tema, a diretora apresentou o trabalho realizado pela cursista Viviani Bernardes da Silva a partir da leitura do livro “Quem vai ficar com o pêssego”(Yang Hye-Won).




Grandezas e medidas

       A sequência didática elaborada pelo grupo em que participei da atividade realizou uma atividade sobre como medir o tempo. Conforme o planejado, iniciamos a atividade com a leitura do livro Quem vai ficar com o pêssego (Yang Hye-Won).


Link com o livro:
Livro: Quem vai ficar com o pêssego


A partir da leitura as crianças aguçaram a sua curiosidade para fazer comparações de tamanho, peso e outras medidas.
       Após a leitura, realizei com as crianças uma roda de conversa questionando as crianças sobre o que podemos medir, quais são os instrumentos que utilizamos para medir e sobre o que eles medem ou a família mede no dia a dia. As crianças perceberam que medimos cm com a régua, que medimos distância em km, que medimos açúcar com kg... questionei se podíamos medir a água e algumas crianças sabiam que a água era medida em litros, igual ao refrigerante de 2 litros, observaram. Questionei também sobre o tempo, como é medido o tempo “eles disseram em horas e minutos”.
       Então realizamos uma atividade para medir o tempo, para isso realizamos uma corrida cronometrada. Expliquei as crianças que o cronômetro era um instrumento para medir o tempo, um relógio para medir pequenas medidas. E as crianças se revezaram na tarefa de registrar a corrida utilizando as medidas que conheciam (minutos e segundos na sua interpretação).
Em sala de aula construímos coletivamente uma tabela com o tempo dos alunos de acordo com o registro realizado pelos alunos para ordenarmos os tempos, utilizando a classificação ordinal. As crianças participaram muito abstraindo e comparando informações referentes aos tempos posições e cálculos mentais que não fariam em outras atividades. Tudo para saber quem ganhou, quem foi mais rápido foi legal.
Com a tabela pronta questionei os alunos sobre a quantidade a quantidade de segundos que tem 1 minuto. Um aluno respondeu 60 minutos, então eu apresentei aos alunos as unidades para medidas menores de tempo que 1 segundo: décimos centésimos e milésimos de segundo. Disse que na atividade o segundo estava dividido por 100 e se tratava, portanto de centésimo de segundo.
       Como os alunos haviam citado a garrafa de refrigerante na roda de conversa, eu trouxe uma garrafa de 2 litros de refrigerante e marquei com eles a metade de 2 litros (medida aproximada). Enchemos com água e cronometramos o tempo que a torneira levou para encher 1 litro de água.
A partir elaboramos gráficos de diferentes maneiras, refletindo sobre o consumo de água. Gráficos de pizza sobre as famílias que economizam água, de barras sobre o consumo de água da torneira em segundos e de linhas sobre a classificação da corrida.


PARABÉNS PELO TRABALHO!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário